segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Casamento Cristão

1) Princípios de Ordem
Definindo as prioridades de qualquer Cristão

O Reino de Deus deve em primeiro lugar em sua vida e em seu casamento.
Mateus 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” 

Depois de Deus, você deve amar seu próximo.
Mas quem é o seu próximo, qualquer pessoa: Sim, mas também há uma ordem: primeiro sua Família: Cônjuge, filhos, pais, depois os irmãos da Igreja, depois os amigos e colegas fora da igreja, e por fim os desconhecidos.
Mateus 22:39 “…Ame o seu próximo como a si mesmo ”
A medida do amor que devemos dar é comparar se fazemos algo ao próximo como se faríamos para conosco mesmo.
Mas ainda sim algumas pessoas não consegue amar o próximo, pois não ama nem a si mesmo, como os estremos: preguiçosos (não fazem nada nem por si, quanto mais para alguém) e gananciosos (amam o dinheiro muito mais do que a si mesmo, ou qualquer pessoa, o trabalho a empresa, a carreira é sempre mais importantes do que a família e Deus).

É necessário trabalhar, ter um emprego, uma carreira e estudar.
Mas você trabalha para viver ou vive para trabalhar?
Qual a prioridade da profissão em sua vida ?
Lucas 9:25 “Pois que adianta ao o homem ganhar ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo”
Lucas 12:15
“…Cuidado! Fiquem sobreaviso contra todo tipo de ganancia; a vida de um homem não consiste na quantidade de seus bens”
Provérbios 23:4-5 “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla;
elas criam asas e voam como águias pelo céu."

Sempre que invertemos estes valores surgem problemas:
1º Deus
2º Próximo (Família, Igreja, Evangelismo)
3º Trabalho

Como resolver problemas no casamento, se o cônjuge não respeita a Palavra de Deus? não coloca Deus em primeiro lugar? ou não ama a pessoa mais próxima que é seu cônjuge? É impossível falar de: “perdão”, “negar-se”, “deixar” se Deus não estiver em primeiro!
O ego ferido, o orgulho próprio, o “eu”, o emprego, a carreira sempre querem falar mais alto em momentos de conflitos! por isso se os valores de Deus não estiver em primeiro lugar nunca haverá humildade para resolver os problemas.

2) Lidando com Problemas no Casamento
Tenha um casamento Cristão

Não deixe problemas se acumularem, a cada dia resolva os problemas, não adie, não seja covarde, saiba conversar e mantenha o controle, não perca a cabeça (gritar, brigar, xingar, quebrar coisas, agredir, violência), não de brecha ao diabo.
Efésios 4:26-27 “quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes do sol se por e não deem lugar ao diabo”
João 10:10 “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”
Satanás, o ladrão, quer destruir o casamento, a família.

3) O que é o Casamento para Deus
Entenda a importância do Casamento

Efésios 5:1-33 “Portanto, sejam imitadores de Deus… não deve haver nem seque menção de imoralidade sexual… impureza e de cobiça… obscenidade ne conversas tolas… ganancioso… idolatra…
vocês eram trevas, mas agora são luz ... sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo… Mulheres… o marido é o cabeça… Marido, ame cada um sua mulher… para santifica-lá... quem ama sua mulher, ama a si mesmo… deixará pai e mãe… respeito

Cada um deve buscar ser espiritual imitador de Jesus, crescendo em seu relacionamento com Deus e levando seu parceiro a crescer junto.
Se um começar a se afastar de Deus, os problemas irão começar.
Logo o egoísmo, e as preocupações do mundo irão dominar o casal.
O pecado sempre está ao nosso redor tentando dominar com a impureza, piadas, conversas tolas, cobiças a pessoas ou ao dinheiro! Tome cuidado com os valores que você deixa as pessoas semear no seu coração.
Frequentar a igreja, e estar próximo de outros cristãos, é importante sempre para receber ajuda e qualquer área, é preciso ser aberto.
É muito difícil a esposa ser submissa quando o marido não é espiritual e não a ama como Deus espera, fazendo-a crescer espiritualmente, santificando-a.
Não podemos amar mais o trabalho, carreira, ou até nossos pais, mais do que nosso cônjuge!
Mas independente de qualquer problema deve no mínimo haver sempre respeito.

4) O Divorcio
Infelizmente há casos extremos onde é necessário se separar!

Marcos 10:2-9 “… É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher? … respondeu Jesus: Moises escreveu esta lei por causa da dureza de coração… o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher … não são dois, mas sim uma só carne… o que Deus uniu, ninguém o separe.”

Quando um casal quer se divorciar é por que há corações duros, pessoas que não querem se humilhar, ceder, perdoar, respeitar mudar.

O casal deve ser independente, não deve haver dependência financeira ou afetiva dos pais, pois isso acaba gerando um vinculo com a família anterior o que geralmente gera mais problemas. Morar nos fundos dos pais, ou em um imóvel dos pais, gera uma obrigação de gratidão e alguns compromissos, e isso pode desgastar o casamento! O casal deve ser capaz de se sustentar, alugar ou comprar sua casa, seus bens, sem ter que dar satisfação a ninguém.

Muitas vezes vejo casamentos incompletos, pois para haver um casamento completo é necessário deixar pai e mãe, ou seja a família anterior, muitos casamentos não dão certo, pois as opiniões e problemas dos pais dos cônjuges atrapalham o relacionamento. A opinião do seu cônjuge deve ter sempre mais peso do que a do seus pais e irmãos. Não traga problemas dos seus pais para seu casamento.
Devemos sim ajudar, amar nossos próximos: sejam pais, irmãos de sangue ou da igreja, amigos e parentes, desde que isso não gere conflito no seu casamento, ou seja seu cônjuge tem que aprovar e apoiar enquanto a ajuda não começar a gerar problemas no casamento, os dois são um sempre, nunca faça nada escondido, nunca tome decisões sem conversar com seu cônjuge.

O casamento é um compromisso primeiro com Deus, ambos quiseram, e terão que assumir as consequências até o fim. Satanás tem entrado nas leias da sociedade, facilitando cada vez mais o divorcio! o divorcio é uma desistência pessoal de perdoar e mudar a si mesmo ou de ajudar seu cônjuge a mudar! divorcio é perder a fé em seu parceiro! Jesus nunca desistiu de você! assim onde há divorcio há pecado e há corações duros!

Malaquias 2:13-16 “…Eu odeio o divorcio…”
Você odeia o que Deus odeia ?
Ou aceita, e abre exceções ?

Conclusão

É fato que nossos pais morreram antes (exceto logico em caso de acidentes e doenças), e em algum momento da nossa vida teremos que ajuda-os na saúde no final da via deles, mas que isso não atrapalhe o casamento.
É fato que nossos filhos um dia sairão de casa para formarem sua família, e não deveremos mais nos meter nisto, pois tivemos muito tempo para amar, educar, e ensinar. Assim não seja o casal problema para os filhos.
Durante a criação dos filhos não podemos nunca perder o foco no cônjuge, pois quando os filhos forem embora, só teremos nosso cônjuge até o dia de nos encontrarmos com Deus.

Divorcio não é uma opção para Cristãos!
Para cristãos deve haver arrependimento e mudança, nunca separação!

domingo, 24 de outubro de 2010

Satanás Trabalha para Iludir

Na “Parábola dos Talentos”, mostra Deus como um homem que delega aos seus servos a função de cuidar de alguns “Talentos” (quantidade de moeda da época)
Mateus 25:14-30 “…eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence…”
Será que Deus é mau e severo?
Este servo tinha uma visão distorcida de Deus.
Há muita gente que também tem uma visão distorcida de Deus e do que ele quer.
Existem muitas igrejas e doutrinas, e várias polemicas.
Mas como é Deus e o que ele quer de nos ?
Satanás também trabalha para que tenhamos uma visão errada sobre a fé que devemos ter, de modo a nos impedir de sermos salvos.

Colocesses 3:23-25 “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor…”
Devemos lembrar que tudo que fazemos e para Deus.
E não devemos deixa que Satanás atrapalhe nosso trabalho colocando intrigas entre nos.

(Baseado no culto ICOC-Tatuapé / Marcelo 24/10)

sábado, 23 de outubro de 2010

Dia 23 é dia de Proverbios 23!!!

Pv 23:3-4
"Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!
As riquezas desaparecem assim que você as contempla;
elas criam asas e voam como águias pelo céu."

domingo, 17 de outubro de 2010

Culto Marcelo

Vivendo em comunhao
Cl3:15-17 em paz
1Co:12
Mt18:20 grupo pequeno ou grandes

1) Autenticidade

1Jo1:5-10 andar na luz, partilhar, confiança, coragem e humilde, reciprocidade

2) Reciprocidade

1Co12:24-26 multualidade uns aos outros
Rm14:19 edificações multua, ninguém chega no ceu sozinho

3) Compaixão

Sentir a dor do outro
Cl3:12-14 A auto piedade e inimiga da compaixão
Gl6:1-2 ajudar
2Co2:5-9 perdoar e amar
Cl3:13 perdoar
Mizerircodia é a ação da compaixão


teste

Publicado pelo celular

Novo Blog!

Bem Vindos!!!

Este é um Blog onde pretendo compartilhar alguns estudos biblicos e pensamentos sobre o que aprendo em meus "Tempos com Deus".

Espero que gostem ;)

"Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistencia a seus filhos.
Converse soble elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões"
(Deuteronômio 6:4-9)