terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desanimo ou Depressão ?

 

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. (AA Josué 1:7)

Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. (NVI Josué 1:7)

Há várias traduções da bíblia, que se diferem as vezes por uma palavra, que podem dar um novo sentido, até mais profundo, aqui neste exemplo acima coloquei dois exemplo, um obvio, e outro um pouco mais profundo.

Dizer “Seja Forte”, remete a fazer uma certa “força” a mais do que o normal, e dizer “esforça-te”, ao meu ver, lembra mais algo como “Não tenha preguiça”, “falta só um pouco”. Mas tudo isso são opiniões pessoais, de acordo com a cultura, costumes, educação e criação.

Por isso é sempre bom as vezes compararmos as versões e tirarmos nossas dúvidas no dicionário que comparando agora Animo e Coragem temos:

Animo
Disposição de espírito; alento.
Gênio, índole natural das pessoas.
Coragem, valor, resolução.
Intenção; desejo: sem ânimo de ofender.
Interj. Coragem!, eia!

Coragem
Força ou energia moral que leva a afrontar os perigos; valor; destemor, ânimo, intrepidez, bravura, denodo: lutar com coragem.

Em outras palavras, o “Animo” ou “Coragem” que Deus pede para Josué, é uma “energia de espirito”, que deve vir de dentro dele, ou seja, está e a parte que é de responsabilidade de Josué e também de cada um de nos!

Precisamos nos esforçar, desejar, ter bravura, destemor, lutar contra o nosso comodismo, e vencer! e ai a segunda parte da escritura também poderá se tornar real em nossas vidas se esta for a vontade de Deus: que sejamos bem sucedidos!

Mas por outro lado as vezes o problema não é espiritual, podemos estar atolado em meio a tantos problemas, frustrações que não conseguimos sair do lugar, e desanimamos, não somente espiritualmente, mas também em nossas famílias, amizades, trabalhos, na vida toda, tornando-nos amargos, pessimistas, sem fé, e sempre cansados e irritados.

Se isto está acontecendo com você ou com algum conhecido, ore muito, mas também procure uma ajuda psicológica profissional, veja alguns dos testes online abaixo:

Muitas vesses é difícil de aceitar, pois o orgulho de Satanás é a semente que sempre brota quando alguém nos aconselha!

Mas pesemos racionalmente: Quando nos acidentamos, procuramos um medico e tomamos remédios para nos curar, e algumas vezes o mesmo deve acontecer psicologicamente, pois há pessoas que estão totalmente estressadas, e precisam de calmantes, outras estão tão desgastadas com tantos sofrimentos na vida que entraram em depressão, e precisam de vitaminas, estimulantes e antidepressivos urgentes.

Há ainda pessoas que estão perdidas na vida por causa de tantos sonhos frustrados pois a família ou amigos manipulou suas vidas para ser algo que a pessoa não quis ser, ou uma criação com traumas, ou uma criação vazia de valores, em fim, é necessário de uma orientação vocacional, ou tratamentos de aconselhamentos, e é difícil a pessoa seguir para alguma direção, pois para ir para qualquer lugar é preciso ter certo um destino!

Ter Sonhos, Metas, Expectativas em cada área de nossas vidas nos incentivam a continuar nossa jornada, sempre que eu me canso, me estresso com trabalho, e outras preocupações da vida

Pessoal e Afetiva:

Você é feliz consigo mesmo ? você se diverte com o que ? quais são seus hobbies ? Você que casar e constituir família ? você tem amigos ? É estimado ? Quais as coisas que você mais valoriza ? Como vai sua saúde ? Você se gosta ?

Acadêmica e Profissional :

Você está estudando ? Já se formou ? Tem cursos ? Qual sua profissão ? até onde o- que você pretende chegar em sua carreira ? Você é empreendedor ? Já pensou no que fará quando se aposentar ? Você se sente bem financeiramente ?

Espiritual:

O quanto você é Feliz por ser um Filho de Deus ? O quanto você conhece sobre Deus e o seu amor ? Sua via pessoal e profissional está em conflito com os Planos de Deus ? O que você pode fazer a mais para crescer espiritualmente ? O quanto você pode ajudar outros em ser mais como Jesus

Precisamos de metas em cada área de nossas vidas, mas a espiritual é a mais importante, pois quando tudo for mal, temos algo que é inabalável:

Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão. 1 Coríntios 15:19

E também não podemos deixar o excesso ou a falta de qualquer coisa atrapalhar nossa vida espiritual

Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus. Provérbios 30:9

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Princípios Básicos: Ler, Orar, Confessar


“Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis”

Provérbios 28:9

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”

Provérbios 28:13

Embora acima haja apenas 2 escrituras, existem vários princípios bem claros que devemos nos atentar.

Em qualquer relacionamento nos falamos e ouvimos e com Deus é a mesma coisa, ao orarmos estamos falando com Deus, e ao Ler estamos ouvindo-o.

Não podemos deixar de fazer uma coisa ou outra, não podemos só orar, ou só ler, é preciso dos dois!

Em Tiago 1:22 diz: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.” como podemos então praticar a bíblia se não a lemos ? como obedecer a Deus se não conhecermos o que ele quer que façamos. É preciso de humildade para aprender, para aceitar e o orgulho de muitos que já se acham “bons” por não fazer o que acham que é “mau” limita o aprendizado, o orgulho se torna uma barreira para aprender mais, para crescer espiritualmente! e a consequência é apenas um engano, a pessoa pensa que sabe, pensa que é, mas é tudo ilusão! é uma mentira para si mesmo, é o engano próprio! E se não queremos nem ouvir a Deus, lendo a bíblia, como iremos ouvir um irão, uma amigo, um Servo de Deus ? É precisa baixar nossas “defesas”, nosso orgulho, e aprender diariamente, pois a Palavra de Deus é nosso alimento espiritual: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Mateus 4:4 temos que ler sempre e nunca parar: “Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento” Provérbios 19:27 Deixar de ler, é sinal de orgulho, de preguiça de pecado! Ser cristão é andar contra a maré, é esforçar-se, é nega-se, é dar a outra face, é ter coragem de encarar e ouvir o que Deus quer para sua vida, e Crer que isso é o melhor!

Uma analogia simples é pensar em amizade! Quando temos um amigo nos ouvimos e falamos, e é normal que gostemos até de mostrar nossos amigos a outras pessoas com gratidão! Com Deus é a mesma coisa, devemos ouvi-lo, lendo a bíblia, e falar com nossas orações.

Em Mateus 6 há várias verdades praticas de como devem ser nossa Oração, pois há várias formas de orar, mas muitas pessoas erram na intenção da oração, muitos só pedem, outros só agradecem, outros são tão genéricos, superficiais e repetitivos que nem pensam mais nas palavras que oram. Eu creio que alguém que converse com Deus não deve sair igual apos ter terminado de orar! O famoso exemplo da oração ”Pai Nosso” é totalmente pratico pois diz:

  • Pai nosso, que estás no Céus! Santificado seja seu nome
    Você entender o nosso lugar e o lugar de Deus
  • Venha o Teu Reino
    o Céu é o Objetivo de nossa jornada, e não nossas vontades, desejos interesses
  • Seja feita a tua vontade
    Quais são as vontade de Deus ? tenho obedecido a estas vontades ? tenho aceitado estas vontades ?
  • Assim na Terra como no Céu
    Todos dizem querer ir para o céu, ser um anjinho quando morrer, mas para que ? se não formos servos de deus aqui na terra, como poderemos ser no céu?
  • Dá-nos hoje o pão de cada dia
    Pedir a maioria sabe, mas entender que é Deus quem nos dá saúde e capacidade de trabalhar muitos não entendem, que é Deus quem abençoa o nosso trabalho para podermos ter suprida nossas necessidades.
  • Perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos nossos devedores.
    Jesus nos chama sempre a sermos exemplo em tudo, Deus perdoa-nos sem ressentimentos, mas e você, perdoa, ou guarda mágoas ?
  • E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal
    O pecado atrapalha, nos faz culpados, reféns, escravos, desanima, mas Deus pode nos ajudar a não pecar, desde que buscamos forças nele.
  • Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém
    Afinal porque de tudo ? de quem é a vida ? a igreja ? os amigos? a saúde ? quem tem todo o poder ? a quem devemos nos render ? ao pecado ? ao mundo ? aos problemas ? ou a Deus ?

Vivemos em uma sociedade consumista e cômoda, muitos trabalham para conseguirem mais conforto, e com ficam mais cansados e buscam viver sempre dentro de um mundinho limitado as suas necessidades, não pensando no próximo, e não se relacionando com pessoas, não participando de outras vidas, limitando-se apenas nos “relacionamentos obrigatórios de família”, em vez de ter amizades profundas, espirituais, que desafiam-nos a ser cada vez mais como Jesus! É preciso vencer a preguiça, sair do comodismo, da rotina, e se dar, se abrir, ajudar e se deixar ser ajudado.

Em Tiago 5:15-20 diz: “E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”“Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.” . É claro, nítido obvio, transparente, logico, que ninguém chegará aos Céus sozinho! é necessário de amizades espirituais e discipulado! Todos precisamos de ajuda, e precisamos ajudar também. Não existe cristão auto-suficiente, se você não está ajudando ninguém é porque precisa de muita ajuda para sair do egoísmo, e se você está ajudando outras pessoas, precisará de mais ajuda com concelhos e sensibilidade, e orar muito pelas pessoas que ajuda, pois é Deus que cura, é Deus que perdoa e faz milagres, e não nos. Pois somos apenas uma ferramenta nas mãos de Deus. Todos erram, pecam, se cansam, caem em pecados, e precisamos de ajuda, precisamos confessar, se abrir sempre com humildade.

Gosto muito desta rima, que é muito clara:

O Servo que não Serve para Servir não Serve para nada!

Você é um Servo de Deus ?

Leia a Bíblia, e ouça o que Deus quer te ensinar!
Fale com Deus! Ore e expresse seu coração!
E Sirva com Humildade, Conhecimento o Oração!
Ou aceite ser servido por outro Servo, sem Orgulho!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Construção da Família

(Baseado no culto de domingo por Marcelo – ICOC – Tatuapé)

Baixe o áudio original
(clique no com o botão direito, e selecione “salvar destino como…”)

Algumas construções demoram anos par ser concluídas, mas diariamente há algum trabalho a ser feito.

Gn 1:18, 2:18 – A família foi uma das primeiras criações de Deus

Jo 10:10 – Mas Satanás sempre quer destruir tudo o que Deus faz, e a família sempre tem o centro das atenções, pois se Satanás destrói a família, destrói os casamentos, os filhos, e surge uma geração sem Deus.

Sl 128:1-6 – A família deve Temer a Deus, para não ser destruída por Satanás, e com isso não cair em algumas armadilhas como:

  • Rotina (chatice gerada pela falta de diversão)
  • Falta de Comunicação
  • Rebeldia / Desrespeito
  • Autoritarismo
  • Crise Financeira
  • Choque de Gerações
  • Expectativas e Sonhos

Ser um cristão é bem mais do que apenas crer em Jesus, é preciso praticar, ser exemplo, exercer a fé em casa, no trabalho, com os amigos, e não apenas vestir uma roupa diferente de vez em quando, usar jargões, e frequentar alguma “igreja”.

A Hipocrisia evangélica hoje em dia está explicita em qualquer lugar.

A grande maioria dos evangélicos mentem, fofocam, falam palavrões, são grossos, mal educados, não são respeitados pelos familiares, e alguns são até divorciados.

Com toda essa hipocrisia, vê-se claramente que muitos dos filhos destes acabam seguindo caminhos muito alarmante com Drogas e Roubos, pois estes cresceram em ambiente hipócrita, onde deveriam haver valores, não faltou mal exemplo.

Gl 4:19-20 – É preciso formar Cristo na família, e isso não é fácil, é um trabalho constante, árduo, difícil, demora muito, e muitas vezes pode ser doloroso.

A omissão e o comodismo espiritual também é uma arma de Satanás, e o inicio de qualquer hipocrisia.

Ml 2:15 – A família deve ser consagrada, especial , separada.

O que deixamos entrar em nossa família vindo da TV, do mundo, de Satanás

Todos erram e precisam mudar, ou as consequências serão desastrosas

Pv 17:21,25 – filhos maus, irão nos dar problemas no futuro
Pv 23:24-25 – temos que ser urgentes a mudar

1Pe 1:13-16 – não podemos deixar nos amoldarmos nos padrões deste mundo

Está em nossas mãos a construção no seu lar.

Como será sua família daqui a 10 anos ?

Dicas para construir uma família espiritual

  1. Guiar nossos filhos a uma fé viva em Jesus
    Não olhar para pessoas, e sim para Deus, não é porque há mal exemplos, que podemos ser também.
  2. A palavra de Deus deve ser amada por todos
  3. Promover amizade e hospitalidade
    Abrir sua casa.
    Sirva, brilhe, ajude, invista em amizades
  4. Todos devem estar envolvidos no trabalho do lar
  5. Promover admiração e respeito em casa
    Gritaria, briga, grosseria, ofensas, isso não é de Deus
    Violências emocional com palavras termina em violência física
    Ser firme não é ser estupido,
  6. Amor incondicional
    Não deve haver disputa entre irmãos
    ou diferenças por qualquer motivo
  7. Levantar mais qualidades do que defeitos
    Não ser negativo
  8. Encorajar em meio as crises
    Desanimar pode acontecer, mas alguém precisa se ter fé
  9. Usar bons e maus exemplos para ensinar
    Não precisamos errar  para aprender, podemos aprender com os erros dos outros e também com os acertos e acertar também.
  10. O lar deve apreciar a igreja
    comparado com o mundo a igreja deve ser nosso paraíso aqui na terra, o local onde nos sentimos seguros e em paz.

1Pe 3:8-12 – Cuidado com a língua, busquemos ser pacíficos, dócil e humilde.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Zeloso

Ser zeloso hoje em dia é muito difícil, temos tantas coisas a fazer, que geralmente fazemos tudo de qualquer jeito e não da forma que seria melhor, mas pelo menos fazemos né ?

Do dicionário temos os termos:

Zelo
”Cuidados para com qualquer pessoa ou coisa; desvelo.
Empenho extraordinário na execução dos deveres, obrigações etc.
Afeição ardente e viva por alguém.”

Zeloso
”Que tem zelo; que mostra zelo.”

Há várias escritura que fala sobre zelar, e devemos buscar ter o mesmo zelo que Deus, e Jesus tem por nós.

Deus:

Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião o que escapou; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.2 Reis 19:31 

o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.Isaías 37:32

Jesus:

E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.João 2:17

Nosso:

E disse: Vai comigo, e verás o meu zelo para com o SENHOR. E o puseram no seu carro.2 Reis 10:16

Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.Números 25:11

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.2 Coríntios 11:2

Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;Romanos 12:11

Porque a ira destrói o louco; e o zelo mata o tolo.Jó 5:2

Conclusões Gerais

Comecei este tempo estudando sobre disciplina espiritual em busca, mas percebi que o que é de fato importante é o zelo espiritual, o zelo pelos valores de Deus e pelos irmãos, e isso não é um regra, é um coração, não está em uma agenda programado, é habito impensado, em fim zelar é algo que vai além da compreensão, pois o zelo é uma forma de expressarmos amor por algo, ou seja amor por Deus.

[tweetmeme source="IMPACTRO" only_single="false"]